terça-feira, 10 de maio de 2016

COMO ESTÁ SEU MARKETING PESSOAL? CONHEÇA OS 10 MANDAMENTOS DO MARKETING PESSOAL QUE TE FARÁ DIFERENCIAR-SE NO MERCADO DE TRABALHO.



Por que excelentes funcionários muitas vezes não são promovidos?

Muitos simples entender: Porque estão fazendo tudo correto, porém esquecem de fazer algo primordial em qualquer carreira - o seu Marketing Pessoal.

Talvez você mesmo já tenha passado por essa situação, cujo colega de trabalho exercia as mesmas funções que você, tinha as mesmas responsabilidades, foi promovido, teve aumento salarial, é mencionado por diversas vezes como exemplo na Empresa, e você sequer é lembrado.

Soa familiar isso?

Sabe por que isso ocorre? 

Porque você tem um péssimo Marketing Pessoal

Por isso, continue lendo esse artigo, que irei te mostrar como fazer para melhorar seu Marketing Pessoal, e diferenciar-se no perverso Mundo Coorporativo.

Neste artigo você irá aprender à:

  • Ter visibilidade sem "forçar a barra" para aparecer;
  • Conceito simples de Marketing Pessoal;
  • Como conquistar a simpatia de seu "chefe", sem ser puxa-saco;
  • Ter Liderança sem ter Cargo de "Chefia";
  • Ser promovido quando menos esperar.

E aí, está gostando do que está por vir?

Então compartilhe em suas redes sociais e divulgue esse aprendizado à seus amigos, e ajude-os à serem vistos e reconhecidos por seu Trabalho.

Para te ajudar a compreender o conceito correto sobre Marketing Pessoal, vamos entender melhor o que é Marketing:

Marketing é o conjunto de ferramentas que uma Empresa utiliza para fazer que seus produtos sejam conhecidos, desejados e comprados.

Marketing Pessoal é o profissional fazer a mesma coisa, porém em benefício de sua própria carreira.

Conheça agora os 10 Mandamentos do Marketing Pessoal, e diferencie-se dos demais no Mercado de Trabalho.



# 1º MANDAMENTO - SEJA FORMADOR DE OPINIÕES, CONQUISTE SEGUIDORES.

Para você ter seguidores é necessário que você de certa forma tenha liderança, e para ter liderança não necessariamente você precisa estar em um cargo de líder.

Você precisa ter habilidade de influenciar outras pessoas. Demonstrar interesse e preocupação em ajudar. Ter autoridade dentro de sua área, mesmo não sendo o Gestor da área.

E isso, uma Chefia competente percebe rapidamente. 

Todavia, para que isso ocorra, você precisa entender muitissimo bem sobre as particularidades de dentro de sua área, e seguir o 2º Mandamento!

# 2º MANDAMENTO - SEJA UMA PESSOA BEM INFORMADA, UM ESPECIALISTA DE SUA ÁREA, E CONQUISTE A CONFIANÇA DE SEUS COLEGAS E CHEFIA.

Quando queremos saber algo, por exemplo, quanto foi a votação para o impeachment, imediatamente olhamos para alguém que sabemos que tem a informação exata e precisa para nos dar.

Essa é a pessoa que confiamos

E por que confiamos? 

Porque sabemos que é uma pessoa bem informada, uma espécie de especialista.

E é exatamente esse tipo de pessoa que acaba conquistando seguidores e simpatizantes sem precisar ser puxa-saco.

Eu mesma, todos os dias pela menhã olhava minha planilha de colaboradores para saber os números de afastados, desligados no mês, trimestre ou semestre, bem como, quantidade de gestantes que haviam na Empresa, etc.

E sabe por quê?

Porque eu precisava saber os números. Ao encontrar com a Superintendente de RH ou da Área Comercial, ambos iam me perguntar.

Era minha obrigação ter a resposta "na ponta da língua".

Eu tinha que saber. Afinal me esforçava à ser não apenas mais uma, mas sim uma especialista dentro de minha área


#3º MANDAMENTO - PENSE NO CONTEXTO DA EMPRESA, SEJA CRIATIVO E DÊ IDÉIAS.

Podemos dizer que é aquele colaborador que entende o que está fazendo e porque está fazendo.

É diferente dos demais que apenas fazem aquilo que são pagos para fazer. Seja criativo em sua área, e diferencie-se de seus pares.

Além disso, comece à sugerir melhorias, se necessário, que possam contribuir com o próprio trabalho e o trabalho de seus colegas.

Isso demonstrará que você é preocupado em fazer seu trabalho de forma impecável, e certamente uma Empresa séria valorizará você por isso.


#4º MANDAMENTO - SEJA PARCEIRO, DEMONSTRE ESPÍRITO DE EQUIPE

Ofereça ajuda aos seus colegas, mesmo sem ser solicitado.

Hoje em dia, no que chamo de "perverso Mundo Corporativo, quantas pessoas vemos fazendo isso?

Bem poucas!

Sem querer ser trágica, mas o que mais vemos é o oposto.

São colegas sabotando o próprio colega, para conseguir ficar em seu cargo.

Mas acredite: Você só tem a ganhar em demonstrar espírito de equipe!

Profissionais brilhantes são aqueles que sentem-se confortáveis em trabalhar com uma equipe cada vez mais coesa, pois sabe que produzirá mais, melhor e com muita satisfação!


#5º MANDAMENTO - DEMONSTRE AUTOCONFIANÇA E EVITE CONFLITOS

As vezes o ambiente de trabalho acaba sendo desafiador.

Feliz ou infelizmente, nos deparamos com pessoas de várias formações, raças, religiões e culturas, e por isso, conflitos são inevitáveis.

Mas o importante, é saber administrar conflitos e evitar envolver-se em disputas agressivas ou fofocas no ambiente de corporativo.

Isso é péssimo para seu Marketing Pessoal!

Nunca, em hipótese alguma, fale mal de seu chefe à seus pares.

Acredite. Ele ficará sabendo, e da pior forma possível.


#6º MANDAMENTO - SEJA ÉTICO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Ser íntegro ou ético nada mais é que fazer seu trabalho sem prejudicar os demais.

Não seja excessivamente ambicioso à ponto de atropelar quem cruza em seu caminho. 

Muitas vezes podemos até sentir vontade de nos vingar de alguém que esteja prejudicando nosso trabalho, ou, que sabemos que basta virarmos as costas que irá tentar algo para "roubar" nosso posto.

Já passei por isso, e acredito que você também, e se não passou, prepare-se para passar.

Mas, sentir o desejo de prejudicar alguém não mostra falta de integridade. Prejudicar sim, isso demonstra total falta de integridade.

Por isso, devemos evitar que a raiva e a ira chegue ao nosso coração figurativo.

#7º MANDAMENTO - SEJA O PRIMEIRO A OFERECER-SE PARA REALIZAR UMA TAREFA QUANDO SOLICITADO

Sabe aquela pessoa que é "pau para qualquer obra" ?

É ser exatamente isso!

Sua chefia precisa urgentemente de um voluntário para preparar uma Pauta de Reunião para hoje ainda....

Aí, enquanto os demais caem fora porque está em cima da hora a reunião e pensam não ter tempo hábil para tal, você levanta a mão.

É bem isso!  É ser útil, sem ser o puxa-saco!

# 8º MANDAMENTO - APRENDA À ELOGIAR SEUS COLEGAS QUANDO FAZEM ALGO ESPETACULAR.

Isso é demontrar Empatia. Você se coloca no lugar do outro, e imagina o quão feliz ele iria sentir-se ao ser elogiado.

Faça isso então. Não poupe elogios. Reconheça seu mérito, sem invejas!

Pense um pouco: Quantas pessoas você conhece em sua Empresa que são assim?

A última que trabalhei conheci apenas 02. E era uma Empresa imensa, nível Brasil.

Todos tem uma habilidade única. Dificilmente você será excelente em tudo.

Por isso, quando algum par seu se destacar por um exímio trabalho, divulgue isso. 

Acabará conquistando a confiança de seus pares e chefia.

Mas faça de forma honesta. Nem sempre esperando algo em troca. OK?


# 9º MANDAMENTO - SEJA POSITIVO,  E BEM HUMORADO SEM PARECER UM IDIOTA

Diferente de ser aquela pessoa que faz piada com tudo, você deve ter um bom senso de humor no ambiente de trabalho com o objetivo de torná-lo mais leve e agradável.

Imagina passar uma média de 8 à 12 hs ao lado de uma pessoa negativa, mal humorada, grosseira, mandona...

Não dá!

Evite passar a vida reclamando ou se lamentando.

Adote uma postura que atraí pessoas, e não repele.


#10º MANDAMENTO - SEJA PACIENTE  E ESTABELEÇA METAS PROFISSIONAIS REALISTAS !

Ser paciente significa esperar o momento certo e merecido para ser promovido.

Em outras palavras, pense grande e comece pequeno. Quer um exemplo mega interessante?

O que você acha que a maior loja de produtos online do mundo, a Amazon, e a gigante rede de hotéis Marriot tem em comum?

Além de serem negócios bem estruturados e multi milionários, ambas começaram de forma bastante modesta

Jeff Bezos, fundador da Amazon criou sua livraria online na garagem de sua casa.

Já a Sra Alice Marriot com seu marido iniciaram um pequeno negócio em Washington especializado em venda de refresco ( uma mistura de sorvete de baunilha com refrigerante).

Foram necessários anos para ambas gigantes do mercado consolidarem sua marca e ganharem o prestígio que tem hoje.
 
Agora, imagine um jovem, recém formado, entrar em uma Empresa e no dia seguinte já está pensando no porquê ele está em um cargo de Trainee e não em uma função melhor.

Pense comigo: Ele conseguiu desenvolver e estruturar sua carreira? Conquistou a confiança de seus pares e chefia? Tem conhecimento necessário para ser uma peça chave dentro de seu Departamento? Pode mostrar suas habilidades e competências?

Pois é...

Uma dose de coêrencia não faz mal à ninguém, ok?

Felizmente, todas as Empresas que trabalhei, nunca busquei promoção, e em todas fui promovida.

As coisas iam acontecendo naturalmente...

Nunca atropelei etapas, tampouco pessoas, e sempre as coisas deram certo em minha carreira.

E sabe porque isso ocorria comigo? 

Porque eu estava muito mais preocupada em entregar aquilo que eu era paga para fazer com um qualidade impecável, de um modo memorável.

Se eu estivesse mais preocupada em ser promovida que em entregar resultados, eu não teria tempo para entregar o que a Empresa me pagava para fazer, e isso iria culminar em uma Demissão e não Promoção.


CONCLUINDO...



Em uma Empresa séria, uma pessoa que promove um bom Marketing Pessoal, é bem vista pela chefia e tem apoio dos colegas.

Em uma Empresa mediocre, essa mesma pessoa é vista como um puxa-saco, ou como uma ameaça pelos colegas.

Por isso, é mais fácil mudar de Empresa, que mudar a Empresa.

E aí, gostou do que leu?

Se sim, aproveite e compartilhe em suas redes sociais, e ajude seus colegas a elevar o nível de seu Marketing Pessoal. 

Abs.

Cátia Duville


Fonte de Inspiração:
Max Gheringer - Rádio CBN
http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1004/noticias/historias-de-um-visionario
http://www.marriott.com/about/culture-and-values/history.mi




























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